MEDICINA ALTERNATIVA
 

 

VOCÊ SABIA QUE NA BICHOS DA FAMÍLIA HÁ OUTRAS ALTERNATIVAS PARA O TRATAMENTO DO SEU PET?

 

ACUPUNTURA:


Dentre as indicações da acupuntura em pequenos animais destacam-se:
- problemas de coluna de forma geral , como por exemplo: hérnias e calcificações de disco, diminuição de espaço intervertebral, osteófitos (bicos de papagaio), traumas, patologias degenerativas. Estes problemas podem cursar ou não com paresias, paralisias ou simplesmente dificuldade de movimentação ou dor.
- seqüelas de cinomose
- epilepsia idiopática (convulsões)
- doenças articulares degenerativas
- displasia coxo-femural e do cotovelo
- artrites e osteoartrites
- incontinência fecal/urinária
- seqüelas de AVC ou outros problemas neurológicos
- atopias e outros problemas de pele
- otites recorrentes
- diabetes
- insuficiência renal/ hepática
- distúrbios hormonais
- problemas de comportamento
- tumores
- outras


QUER SABER MAIS???

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) tem toda a sua filosofia voltada ao estudo dos fatores causadores da doença, sua maneira de tratar conforme os estágios da evolução do processo de adoecer e principalmente , aos estudos das formas de prevenção.Para tanto , enfatiza os fenômenos precursores das alterações funcionais e orgânicas que provocam o aparecimento de sintomas e de sinais característicos da doença.O fator causal destes processos nada mais é do que o desequilíbrio da energia interna , induzido pelo meio ambiente, pela alimentação desregrada, emoções retidas, fadigas.O pensamento chinês “Esperar ter sede para cavar um poço pode ser muito tarde” reflete toda a visão preventiva , sob todos os aspectos, principalmente da área da saúde.

O Chen-Chuí, ou Acupuntura , recurso terapêutico mais conhecido da MTC , se baseia na estimulação de determinados pontos do corpo com agulhas(Chen) ou com fogo(Chuí), afim de restaurar e manter a saúde. Através da inserção da agulhas, faz-se a introdução, a mobilização, a circulação e o desbloqueio da energia (QI), além de retirar as energias turvas (Xie Qi), promovendo harmonização, o fortalecimento dos Órgãos,das Vísceras e do corpo. A concepção dos Meridianos e dos pontos de Acupuntura, o diagnóstico energético e o tratamento baseiam-se nos preceitos do Yang e do Yin, dos cinco movimentos, da Energia (Qi) e do Sangue (Xue).

-Como a Acupuntura funciona ??

Durante milênios, acreditou-se que o mecanismo de ação da acupuntura fosse puramente energético, ou seja, aceitava-se apenas a concepção da mobilização da circulação da energia através dos meridianos. Com a difusão da MTC no ocidente, através de pesquisas científicas nas últimas décadas, evidenciou-se íntima relação entre os efeitos da acupuntura e o sistema nervoso central, bem como vários tipos de neuro-homônios, neurotransmissores e hormônios que são secretados no sangue pela ação da introdução da agulha no ponto de acupuntura.

-E quais são as indicações da Acupuntura Veterinária para o meu cãozinho ou gatinho ??

Dores agudas traumáticas principalmente as decorrentes de problemas músculo - esqueléticos como artrite, artrose, hérnia de disco, tendinites, problemas ligamentares e miosites;

Problemas gastrointestinais como a gastrite, enterite/colite, diarréia e síndrome de má absorção. Cólicas de origem funcional.

Afecções de sistema urogenital Insuficiência Renal aguda e crônica (coadjuvante), incontinência urinária, infecções, etc...

Problemas reprodutivos diversos.
Auxiliar em viroses, tais como: panleucopenia felina, cinomose, parvovirose.
Imunoestimulação geral

Doenças de pele como eczemas, granuloma de lambedura, dermatite alérgica.
Afecções de sistema cardiorrespiratório; asma, enfisema, pneumonia, insuficiência cardíaca congestiva, dilatação cardíaca, problemas valvulares, desmaios, etc...
Paralisias, derrames, etc
Reabilitação pós-operatória
Auxiliar em distúrbios de comportamento

email: bichosdafamilia@hotmail.com
Av. Dom Leme, 60 Belo Horizonte CEP: 31.140.560 (31) 3423.1313 (31) 2511.2778